PODOLOGIA
Os problemas mais comuns são as micoses nas unhas, devido a grande facilidade de contaminação através de instrumentais que não são esterilizados adequadamente, e, até por esmaltes contaminados. Em segundo lugar estão as lesões por agentes mecânicos que são chamados calos e calosidades, muito comuns em decorrência de algumas deformidades clássicas como os joanetes, dedos em garra, que são causados por uso de calçados inadequados. Essas deformidades ocorrem porque alteram a área de atrito na sua marcha ou mesmo na estabilidade, ou seja, quando se está andando ou parada. Isso faz com que o aumento do atrito gere uma proteção na pele, e essa proteção faz com que cresça uma camada espessa e forma-se o calo.
Os tratamentos feito pelo Podólogo são basicamente procedimentos de higienização e hidratação dos pés. No caso do cliente não apresentar nenhum problema, o Podólogo corta as unhas de forma correta, higieniza-as retirando os excessos de pele para evitar o encravamento das unhas, remove os excessos de queratina (que é a proteína que se concentra em forma de pele em algumas áreas da sola dos pés, conhecida vulgarmente como calosidade) lixando essas áreas e por fim a hidratação dos pés.
O ideal é que a população procure o Podológo periodicamente, pelo menos uma vez a cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão nos pés.
LESÕES MAIS FREQUENTES:
Unha encravada
Calosidade Correção de curvatura de unhas com "unicoortese"
Limpeza
Tratamentos para diabéticos
Reflexologia